Seja bem vindo à Central de Informações do Portal Educom Marupiara!

quinta-feira, 17 de março de 2011

Alunos do 6º ano visitaram a Exposição Islã arte e Civilização

Imagem: Exposição Islã Arte e Civilização - Centro Cultural BB

Os alunos do 6º ano visitaram nesta quinta-feira, 17 de março, a Exposição Islã Arte e Civilização no Centro Cultural Banco do Brasil.

As exposições de cunho histórico oferecem a oportunidade de reunir tempos, culturas e curiosidades em um espaço destinado ao saber, como livros formados não por palavras, mas por objetos, fragmentos e vestígios de memória. A exposição Islã traz, a chance de entrar em contato com tradições, costumes e visões de mundo distantes da realidade em que vivemos. Trazendo o longe para o perto, o diferente para o semelhante, a  mostra reúne mais de 300 obras que contam 1.400 anos da história do Islã, reunindo  obras de diversos países de cultura islâmica, provenientes dos principais museus da Síria e do Irã e dos acervos da Biblioteca e Centro de Pesquisa América do Sul - Países Árabes  e da  Casa das Áfricas. Peças de cerâmica, ourivesaria, arquitetura, caligrafia e instrumentos científicos que revelam o  conhecimento atingido por essa civilização nas áreas da matemática e da astronomia, desde o século VII até o XX.  A palavra Islã designa-se uma cultura, um modo de vida, uma religião. A civilização muçulmana é o resultado da fusão, feita pelos árabes, da herança da Antiguidade Clássica e outras civilizações – indiana, persa, chinesa – com as quais eles tomaram contato através das suas conquistas.

Esta saída propiciou ao aluno o conhecimento de uma cultura totalmente ligada a religião, possibilitando uma visão de que a humanidade é constituída por diversas culturas. E construir a idéia que não há cultura superior a outra, apenas etnias diferentes. Complementou as discussões em sala de aula, leituras sobre diversidade cultural e possibilitou o diálogo entre a História e outras áreas como Língua Portuguesa e Artes.
Esta saída foi assessorada pela professora Patrícia, Ana Lúcia, Natália,  os alunos Gustavo Novak e Gabriel Sales do  Núcleo de Educomunicação e a Coordenação.

Leia a Reportagem de Gabriel Sales (3ºMB) e veja as fotos de Gustavo Novak (9ºB) no Jornal Marupiara OnLine.

Saiba mais sobre esta exposição no site do Centro Cultural Banco do Brasil

Da Redação (NEC)

Um comentário:

  1. Nossa visita foi um sucesso!Uma verdadeira viagem pelo mundo Islâmico,onde percebemos uma cultura em que a arte e a religião estão totalmente interligadas.
    Os alunos estão de parabéns pelo respeito com a cultura do outro.Deixo um agradecimento especial a equipe que nos acompanhou nessa aventura as professoras Ana,Natalia,Coordenador Ronaldo,os alunos do Núcleo de Educomunicação Gustavo Novak e Gabriel Sales.Sem esquecer o professor Mario e a "Marcinha"que deu todo suporte para que essa aventura se tornasse real.
    Bjs Profa.Patricia

    ResponderExcluir